29 de junho — Dia de São Pedro e de São Paulo

“O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho. É uma celebração presente no calendário litúrgico da Igreja Católica. A data celebra essas duas figuras que são importantíssimas para a fé cristã e que foram responsáveis pelo crescimento do cristianismo no século I.

Ambos foram martirizados pelas autoridades romanas e acredita-se que Pedro tenha sido crucificado entre 64 e 67, e Paulo foi decapitado em 67. A celebração do Dia de São Pedro e São Paulo se junta às festividades juninas, e a data é considerada feriado em um estado brasileiro – Alagoas.”

“Resumo sobre o Dia de São Pedro e de São Paulo

O Dia de São Pedro e São Paulo é uma data comemorativa cristã celebrada em 29 de junho e celebra a importância dessas duas figuras.

Ambos são considerados fundamentais na consolidação e no crescimento do cristianismo no século I.

A celebração do Dia de São Pedro e São Paulo se junta às festividades juninas.

Pedro foi um dos apóstolos de Jesus, e Paulo foi um dos pregadores mais importantes do cristianismo.

O que se comemora no Dia de São Pedro e de São Paulo?

O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho. Esse dia é marcado no calendário litúrgico do catolicismo como a data em que se celebram duas figuras muito importantes para essa fé. Nesse dia se comemora o Dia de São Pedro e São Paulo, duas figuras fundamentais do período de surgimento do cristianismo e de consolidação da Igreja Católica.

Os dois são importantes santos do catolicismo, sendo sacerdotes que contribuíram no século I para o crescimento do cristianismo no mundo romano. Sendo assim, são celebrados por conta de sua importância ao catolicismo. São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica e São Paulo é considerado um dos líderes espirituais da Igreja Católica.

A celebração a eles se junta às celebrações juninas que acontecem ao longo de todo o mês de junho na tradição católica. A data da celebração leva em consideração o translado das relíquias dos santos.

Origem do Dia de São Pedro e São Paulo

São Pedro e São Paulo são dois sacerdotes distintos, mas ambos são celebrados no catolicismo no mesmo dia, em 29 de junho, e isso se atribui ao mencionado fato de que as relíquias de ambos teriam sido transportadas nesse dia. Outros pesquisadores alegam que a data levaria em consideração o dia em que ambos os santos foram martirizados pelo Império Romano.

Existem também alguns historiadores que pontuam que o dia 29 de junho era marcado por uma celebração para Rômulo e Remo entre a população romana pagã. Colocar a festa das duas figuras mais importantes para a consolidação do cristianismo no mundo romano seria uma forma de enfraquecer a celebração pagã.

Por que o Dia de São Pedro e de São Paulo é dia 29 de junho?

A celebração do Dia de São Pedro e São Paulo acontece em 29 de junho pelos seguintes motivos:

dia 29 de junho pode ter sido a data que ambos foram martirizados;

foi nesse dia que as relíquias sagradas de ambos foram transladadas;

a data pode ter sido escolhida porque nesse dia havia uma popular celebração pagã em Roma.

Dia de São Pedro e de São Paulo é feriado ou ponto facultativo?

O Dia de São Pedro e São Paulo não é feriado nacional, sendo considerado feriado apenas no estado de Alagoas e em alguns municípios brasileiros. Entre os municípios brasileiros que consideram o Dia de São Pedro e São Paulo como feriado estão:

Boa Vista (RR);

Pato Branco (PR);

Cajazeiras (PB);

Teófilo Otoni (MG);

Serra (ES);

Tupã (SP).

História de São Pedro e de São Paulo

São Pedro (à sua esquerda) e São Paulo (à sua direita) são considerados figuras fundadoras da Igreja Católica.

Tanto São Pedro quanto São Paulo so figuras extremamente importantes na história do cristianismo. Ambos são considerados figuras fundadoras da Igreja Católica e foram essenciais para o crescimento do cristianismo no século I d.C.

São Pedro foi um dos discípulos de Jesus e o primeiro a reconhecer que Jesus era o Messias. Ele era um pescador que atuava no Mar da Galileia, sendo chamado originalmente de Simão. Ele adotou o nome “Pedro” depois que passou a seguir Jesus Cristo. Pedro é entendido como o primeiro papa e fundador da Igreja Católica com base em uma fala de Jesus.

Em Mateus 16:18, o texto bíblico diz que “E também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Esse texto demonstra que Pedro foi determinado diretamente por Jesus como o seu sucessor e líder da sua igreja. Pedro também ficou marcado por ter negado Jesus por três vezes após Jesus ter sido preso pelos romanos.

Ele se arrependeu de sua ação e seguiu pregando a mensagem de Jesus, sofrendo intensa perseguição por isso, uma vez que o cristianismo em seus primórdios era uma religião perseguida pelas autoridades romanas. Foi a Roma para pregar o cristianismo e lá foi capturado e martirizado em algum momento entre os anos de 64 e 67.

São Paulo, por sua vez, também conhecido como Paulo de Tarso, foi um dos mais importantes seguidores do cristianismo no período. Inicialmente, São Paulo se dedicava a perseguir os cristãos, que ele considerava de uma seita religiosa que deveria desaparecer. No entanto, a tradição cristã conta que ele se converteu após ter uma visão de Jesus.

Após se converter, tornou-se um dos maiores pregadores do cristianismo em seu tempo. Realizou inúmeras viagens missionárias, levando o cristianismo para diversas partes do território sob domínio romano. Acabou sendo preso pelas autoridades romanas na cidade de Roma e lá foi decapitado em 67 a.C.”

Fonte: brasilescola.uol.com.br

Colégio Machado de Assis de Picos apoia alunos na logística para vestibular da UPE
Colônia de Férias do Colégio Machado de Assis de Picos será realizada na próxima semana
Menu