A formação continuada de professores é uma importante prática para a gestão escolar em escolas privadas, por meio dela é possível formar um time atualizado, contextualizado e melhor preparado para o dia a dia em sala de aula.
Por isso, é papel do gestor escolar estar atento às necessidades de aprimoramento do time docente e oferecer recursos para desenvolver as habilidades necessárias que fortalecerão o referencial de aprendizado em sua escola.
Além disso, as formações são fundamentais para garantir a qualidade do ensino oferecido, proporcionando melhor aprendizado dos estudantes.
O que é formação continuada?
Essa é uma forma de aprimoramento que visa manter o professor atualizado sobre ferramentas e metodologias de ensino, com o intuito de tornar a aprendizagem mais motivadora e significativa.
Em outras palavras, a formação continuada é o que foi chamado de “Aprender a ensinar” pelo filósofo e pedagogo, Paulo Freire.
Portanto, são momentos em que deve haver liberdade de discussão sobre os temas propostos, onde o professor poderá participar ativamente, compartilhando perguntas, percepções e suas experiências em torno do assunto.
Muito se fala sobre protagonismo do estudante no processo de aprendizagem, onde ele participa ativamente da troca de informação e, o mesmo deve ser considerado nesse caso, estabelecendo uma comunicação entre quem está ministrando a formação e o professor.
Qual é a importância do Gestor escolar na formação de professores?
O gestor escolar tem como principal missão garantir que os professores da escola estejam aptos a enfrentar os desafios de sala de aula e atualizados para as dinâmicas da educação atual.
Como dito anteriormente a formação continuada ajuda o gestor a desenvolver professores e fortalecer a cultura da escola.
Dessa forma, é papel do gestor escolar acompanhar o cronograma, planejamento e monitoramento dos resultados obtidos a partir das formações. Garantindo, assim, que esses momentos estejam alinhados com a proposta pedagógica da escola e se colocando como referência no desenvolvimento de carreira desses profissionais.
Confira os temas que não podem faltar na formação de professores em 2024
Os formatos e temas podem variar conforme a necessidade de cada escola, podendo acontecer de forma presencial, em grupos, ou de forma remota. Além disso, as formações podem se complementam, formando uma trilha de conhecimento.
Por isso, a escolha dos temas abordados nas formações deve acompanhar a dinâmica de trabalho comum dos professores como BNCC, sistemas de avaliações, técnicas para gestão de sala e assuntos alinhados ao calendário letivo. Entretanto, é extremamente importante ter um planejamento de formações atento às tendências educacionais do momento.Para te ajudar nisso, listamos 5 assuntos que não podem faltar no seu planejamento de formações em 2024:
- Inteligência Artificial: utilidades para a sala de aula;
- Educação Inclusiva;
- Uso de dados no contexto escolar;
- BNCC da computação;
- Recomposição da Aprendizagem.
O que não pode faltar ao organizar uma formação de professores?
Assim como qualquer evento ou reunião, é necessário que haja um planejamento prévio para que as formações aconteçam de forma coerente e organizada.
Antes mesmo de pensar em um tema, devemos considerar outros fatores importantes como:
- Proposta pedagógica e valores da instituição de ensino
- Principais necessidades e/ou desafios da equipe docente
- Calendário Letivo
- Calendário administrativo da escola
- Perfil dos professores
- Rotina escolar – Horários
Considere todos os fatores acima ao planejar uma formação de professores, mas não permita que eles impeçam sua realização, pois essas formações impactam diretamente a atualização e o aprimoramento do ensino oferecido pela escola.
Além disso, a formação continuada é uma forte aliada do gestor escolar no fortalecimento da qualidade do ensino e na melhora da aprendizagem dos estudantes. É por meio dela, que os professores podem se desenvolver profissionalmente e se atualizar sobre o mercado educacional.
Fonte: blog.saseducacao.com.br