Professor MacCole Matsho: ensino de Biologia no Colégio Machado de Assis de Picos oportuniza a estudantes conhecer a realidade

O professor de Biologia MacCole Matsho Oliveira do Vale informou que o Colégio Machado de Assis de Picos oportuniza aos estudantes conhecer a realidade onde estão inseridos, despertando nos mesmos o interesse pela área do conhecimento que estuda a vida. O professor salienta que essa abordagem focada na precisão e contextualização, garante aos alunos o conhecimento dos conteúdos que eles vão precisar ao longo da sua jornada acadêmica e profissional.

“Há um entendimento de que tal abordagem seja mais eficaz e angaria maior interesse por parte dos discentes, aproximando-se também do que lhes será demandado futuramente, nos contextos acadêmico e profissional. Entrementes, é preciso destacar que muitos alunos se mostram bastante curiosos quando da abordagem de diversos fenômenos e, nestes casos, não medimos esforços no aprofundamento das informações relativas aos mesmos, o que normalmente é uma oportunidade para incitar o hábito de realizar pesquisas”, explicou o professor.

Metodologia

Atualmente MacCole Matsho leciona Biologia no Ensino Médio do Colégio Machado de Assis (1º, 2º e 3º ano), e na turma de Pré-Med. Em sala de aula, o professor informa que possui grande preocupação com os aspectos psicológicos dos alunos e procura despertar neles a curiosidade necessária para aprender o conteúdo. “Em seguida, é preciso ter diligência na tarefa de dissolver os bloqueios normalmente associados a temas complexos, como a bioquímica”, frisou.

Na sequência, como parte da sua forma de ensino, MacCole elabora o “design visual para criar contextos de aprendizagem convidativos e do design instrumental”, suscitando assim ideias, questionamentos, reflexões.

“Mas em minha prática pedagógica exploro muitos outros contextos, como as metodologias ativas, e costumo lançar mão da criatividade para lidar com as especificidades de cada turma. Baseado no fato de que o pouco usual é fortemente registrado na memória, surpreendo meus alunos frequentemente em conteúdos mais rigorosos e exaustivos”, explicou.

A Biologia no ENEM

O professor relacionou o que o ENEM mais tem cobrado da disciplina de Biologia, como a Ecologia, Fisiologia Humana e as datas das descobertas cientificas. “Porém, à parte da contextualização, não são significativas. Têm relevância secundária, pois, ainda que muitos estudantes se cobrem por memoriza-las. Como já destaquei antes, o estudo mais eficiente é o de maior simplicidade, e que enfoque os princípios essenciais de uma área”, explicou.

Professor Giancarlo Santana: “A gramática é essencial para o ENEM e outros concursos porque garante clareza e coerência na redação”
Professor Rubens destaca o crescimento da importância da História no contexto educacional
Menu