Para o professor do Colégio Machado de Assis de Picos, Rubens Leal, a disciplina de História cresceu muito em importância no atual contexto da educação brasileira. Ele salienta que até a década de 1980, ela era vista como uma disciplina decorativa e secundária, mas que hoje em dia passou a ser enxergada como uma matéria que amplia os horizontes, situando o aluno no contexto político, econômico e social.
“Hoje a História traz um leque de informações que contribuem para que o aluno se torne um ser social em plenitude”, frisou o professor.
Rubens ressalta que a História é importante para todas as profissões que os alunos almejem exercer, pois há a necessidade do conhecimento do passado. “Como diria Eduardo Galeano: ‘Ninguém sabe para onde vai se não sabe de onde veio’; então, independente da profissão, se vai ser contado, médico, psicólogo, engenheiro, a História é importante”, comentou.

Prof. Rubens Leal. Foto: arquivo do entrevistado
Interesse dos alunos
Com os professores das novas gerações, Rubens destaca que o interesse dos alunos pela disciplina de História cresceu bastante devido a metodologia, contextualização, interdisciplinaridade com disciplinas afins. “Então, percebemos um interesse muito maior dos alunos”, comentou.
Essa afinidade dos estudantes do Colégio Machado de Assis de Picos com o estudo do passado se deve pela percepção da necessidade de conhecer o passado para fazer um paralelo com o presente e projetar o futuro.
Contexto
A contextualização com o meio, a atualidade e a nossa realidade é um dos pilares dos professores do Colégio Machado de Assis, o que tem resultado em mais interesse pelas aulas e maior vontade de estudar. Essa disposição para o estudo pode ser percebida através das inúmeras aprovações no ENEM, vestibulares, concursos em geral, conquistas em olimpíadas nacionais.