Em seu ensino o Colégio Machado de Assis de Picos preza para que os seus alunos estejam sempre atualizados quantos aos temas mais debatidos na sociedade. Essa regra é válida para todas as disciplinas de humanas, com destaque para Redação, tendo em vista que o ENEM costuma cobrar textos dissertativos sobre assuntos do momento.
O professor de Redação do Colégio Machado, Erismar Veloso de Sousa, informou que para o quarto simulado deste ano do Colégio Machado, foi escolhido o tema: “Desafios para a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais no Brasil”. Ele ressaltou que houve a união de eixos cujos mais específicos giravam em torno de tecnologia e segurança. “Além disso, houve o recorte para um grupo específico, os jovens”, declarou.
Segundo o professor Erismar esses dois eixos já vinham sendo trabalhados nos laboratórios de Redação, pois são extremamente relevantes para o debate em sociedade.
“Quando falamos em segurança, por exemplo, é essencial refletir sobre como as crianças estão expostas nas redes sociais e até que ponto isso é seguro. Apesar da dinamicidade dessas plataformas, como o YouTube, e das oportunidades para interação e expressão criativa, o excesso de exposição, aliado à falta de criticidade para discernir o que é adequado para cada faixa etária, pode acarretar problemas graves às crianças, como cyberbullying, acesso a conteúdos inapropriados e até riscos de exploração e aliciamento”, explicou.
Com isso, o professor ressalta que discussão sobre os meios digitais é fundamental para que jovens e crianças possam acessar a internet com segurança. Temas como esse também servem de alerta para os estudantes no uso das redes sociais digitais no dia a dia.
O professor Erismar frisou que os estudantes se saíram muito bem. “Os discentes do CMA estavam preparados para o tema, e isso foi confirmado nas notas das redações. A maioria dos alunos alcançou 900+, sendo que alguns chegaram à nota máxima”, relatou.
Erismar destacou ainda a sua satisfação com a evolução dos alunos na elaboração dos textos, o que tem se refletido em resultados cada vez melhores a cada ENEM.
“Para mim, enquanto professor de redação, é um prazer poder ver a evolução diária dos estudantes e o empenho que a escola tem em estar sempre inovando e capacitando nosso alunado com o melhor e maior suporte, para retirada de dúvidas e acompanhamento de progresso nos textos, da região”, finalizou.
A prova de Redação do Simulado SAS foi realizada no dia 18 de agosto.