ENEM 2024: professor de Literatura do Colégio Machado de Assis aborda obras consagradas do Modernismo Brasileiro

Com a proximidade do ENEM 2024 o professor de Literatura do Colégio Machado de Assis, Patrick Lustosa, está abordando obras consagradas do Modernismo Brasileiro. O certame mais aguardado do ano pelos estudantes não especifica no edital as obras cuja leitura é obrigatória, contudo, o período denominado de “Modernismo” é o mais cobrado.

“Sendo assim, as obras literárias de destaque são: ‘Macunaíma’ de Mário Andrade, ‘O Quinze’ de Rachel de Queiroz, ‘A Hora da Estrela’ de Clarice Lispector, ‘Vidas Secas’ de Graciliano Ramos, ‘Menino de Engenho’ de José Lins do Rego, ‘Libertinagem’ de Manuel Bandeira, ‘Capitães de Areia’ de Jorge Amado”, listou Patrick.

Metodologia

Ele informou que em sala de aula explica a sinopse de cada livro, como resolução de questões, em seguida pede que os alunos leiam a obra para se aprofundar no assunto.

“Reconhecer de fato o livro, focalizando: a biografia do escritor, o contexto histórico da obra, as características em torno da linguagem, a temática, as personagens, o enredo, entre outros tópicos”, frisou Parick.

O professor também promove com as turmas dos 1° anos, anualmente, o “júri-simulado”, em torno de alguma obra literária.

Professor do Colégio Machado de Assis destaca tranquilidade dos alunos ao produzir redação do Simulado SAS
Culminância do projeto “Picos Terra Querida” acontece nos dias 27 e 28 de setembro
Menu