O aluno do Colégio Machado de Assis de Picos, Marcos Henrique Sousa Luz, 18 anos, foi o primeiro colocado no Piauí no concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). O resultado mostra a dedicação do estudante e a qualidade do ensino oferecido pelo colégio, cujos egressos se destacam em aprovações no ENEM, vestibulares e concursos, garantindo um lugar no mercado de trabalho.
Marcos informou que sempre gostou das áreas militares e pesquisou a respeito da EsPCEx, logrando êxito na realização de um dos concursos mais concorridos do país. Ele atribui a sua aprovação em primeiro lugar no Estado ao esforço e também ao ensino oferecido pelo colégio.
“O Colégio Machado de Assis, desde o Ensino Fundamental, sempre exige muito dos alunos, sempre oferecendo um material de muita qualidade para melhor preparar os candidatos, focando nos vestibulares e repassando tudo que a gente precisa para fazer uma boa prova”, declarou.
Professores
Marcos Henrique frisa o apoio do Colégio Machado e dos professores. “Sempre que precisei de ajuda os professores me forneceram e me deram total apoio”, destacou.
O concurso para ingressar na EsPCEx cobra todas as disciplinas escolares, exceto biologia, sociologia e espanhol, o que mostra a exigência do certame e a importância do Colégio Machado no fornecimento do embasamento necessário para os seus alunos.
Início
O jovem, que é natural de Picos e reside aqui na cidade, começará os seus estudos no dia 21 de janeiro. Ele permanecerá um ano na Escola Preparatória de Cadetes, que fica localizada em Campinas – SP, de lá seguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende – RJ. É dessa instituição que saem os futuros oficiais do Exército Brasileiro.
Alguns egressos do Colégio Machado de Assis já estudam na AMAN e se preparam para a vida de oficiais militares.
Futuro
Uma vez no Exército, Marcos informou que tentará ingressar na “Arma da Engenharia”, uma vez que Picos possui o 3° Batalhão de Engenharia e Construção (3° BEC). Assim, ele pode retornar para a sua cidade natal no futuro.
Confira a entrevista na íntegra