O professor de Literatura do Colégio Machado de Assis, Patrick Lustosa Brandão, tratou sobre o conteúdo que será trabalhado com os alunos do 3° ano do Ensino Médio, ou seja, aqueles que vão participar do ENEM 2025 ao final do ano. Patrick informou que logo no início das aulas, que terão início dia 26 de janeiro, apresentará aos alunos a matriz do ENEM – competência e habilidades que serão cobradas do candidato no decorrer da prova.
Quanto ao conteúdo da disciplina de Literatura, o professor informou que serão trabalhados desde o Quinhetismo (no Brasil Colônia) até o Modernismo (na atualidade). O Quinhetismo Barroco e o Arcadismo são o ponto de partida para as aulas que são bem abrangentes.
Como o ENEM não apresenta uma lista de leituras obrigatórias, Patrick destacou que são apresentados autores e livros referentes a cada período literário. “Por exemplo, o Quinhetismo, estaremos focalizando as produções do Padre José de Anchieta, Padre Manuel da Nobrega e a Carta de Pero Vaz de Caminha”, explicou.
Demais obras
Barroco: Gregório de Matos Guerra e Padre Antônio Vieira;
Arcadismo: Cartas Chilelas e Marília de Dirceu.
“O aluno terá toda essa percepção, trabalharemos com questões, mostrando como esses conteúdos serão apresentados e cobrados no ENEM; hoje o Machado de Assis conta com o apoio do SAS que apresenta a estrutura do ENEM”, explicou o professor.