A BNCC definiu que o Ensino Fundamental I (anos iniciais) é verdadeira etapa de transição dos estudantes, onde devem ser efeituada a articulação com a etapa anterior e a progressiva sistematização das novas formas de relação.
Sabendo disso, o Colégio Machado de Assis elaborou sua grade curricular com vista a possibilitar verdadeira continuidade entre os meios, conteúdos, práticas e cotidiano da educação infantil e a nova realidade do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), evitando a ocorrência de rupturas abruptas.
Em nossa escola, professores criam um ambiente de extrema naturalidade nesse período de mudanças tão significativas na vida dos alunos, fazendo uma verdadeira estratégia pedagógica para comunicação e interrelação entre os saberes adquiridos no ensino infantil e os que estarão sendo adquiridos no novo momento educacional.
Nesse processo, dá-se verdadeira autonomia para os estudantes para que, de forma ativa e altiva, possam expressar a forma particular pela qual percebem essas relações, suas experiências e percepções.
O Colégio Machado de Assis valoriza ao máximo os interesses manifestos pelas crianças.