Acadêmico de Medicina Francisco Janilton: “O Colégio Machado de Assis me ensinou a estudar”

Natural do povoado de “Unha de Gato”, município de São Luís do Piauí, Francisco Janilton Rocha de Sousa, 23 anos, cursou um semestre de Medicina na Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal (UNIDERP), em Mato Grosso do Sul. Contudo, ele já regressou ao seu Estado natal, pois foi aprovado em Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Sobre a sua passagem pelo Colégio Machado de Assis de Picos, Janilton a descreve como fundamental para pegar o ritmo dos estudos.

“O Colégio Machado de Assis me ensinou a estudar. Até então eu tinha uma base um pouco deficitária, reflexo da escola pública brasileira (ele cursou as séries regulares na escola pública). No Machado de Assis foi que pude entender como funcionava o ENEM e demais vestibulares e como me preparar de verdade para estes”, explicou.

Janilton lembrou a preocupação da direção do colégio e dos professores para que os estudantes recebessem o apoio acadêmico necessário para se tornarem competitivos na realização das provas do ENEM.

“Os professores eram muito atenciosos, alguns chegando a passarem até os seus contatos para que a gente pudesse enviar dúvidas (isso me ajudou bastante). No Machado, eu gostava mais da preocupação dele com as turmas, em especial a nossa, nunca deixando ocorrer aulas vagas, sempre colocando professores no lugar de outras quando houvesse algum imprevisto, e, assim, mantendo o ritmo”, ressaltou o jovem.

Ingresso

No Colégio Machado, Janilton fez o cursinho PRÉ-MED por três anos (2019, 2021, 2022), conseguindo a provação em Medicina no Mato Grosso do Sul. O seu ingresso no curso de Medicina da UFPI – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros de Picos deve ocorrer neste segundo semestre de 2024.

Rotina

Sobre a rotina de estudos no curso de Medicina, Janilson a descreve como intensa. “A rotina do curso de Medicina é bem densa (tive o privilégio de fazer quase 2 semestres na rede privada, por isso sei bem), porém quando estamos fazendo o que gostamos, todo esforço é feito com carinho e vale a pena. A previsão é que termine o curso em julho de 2030”, informou.

Ele ressalta que sente falta das amizades com os professores e demais funcionários do Colégio Machado de Assis.

Mensagem

A escolha do jovem pelo curso de Medina veio a partir de uma tragédia familiar. “Até os meus 15 anos eu não tinha decidido qual curso iria seguir. Somente aos 16, após perder o meu irmão em um acidente, foi que me despertou o interesse pela Medicina, em poder ajudar pessoas assim como eu queria que alguém pudesse ter ajudado meu irmão”, declarou.

Inscrições para o ProUni iniciam nesta terça (23); Piauí oferta diversas vagas
Cinco temas fundamentais para formação continuada de professores em 2024
Menu