Os alunos do Colégio Machado de Assis de Picos responderam na terça-feira (03) às provas da 1° fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), dirigido tanto às escolas públicas quanto privadas. A prova foi aplicada junto aos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, e tem por objetivo testar os conhecimentos dos alunos em Matemática.
Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental II, professora Alda Dias, o resultado da 1° fase será conhecido no dia 01 de agosto, enquanto que as provas da segunda fase serão aplicadas no dia 25 de outubro. As premiações para os medalhistas serão entregues em dezembro.
Alda Dias destacou a importância da OBMEP. “É importante estar inserido em atividades que possam testar suas habilidades e conhecimentos na área de Matemática, como também sua aplicabilidade para a vida e futuras oportunidades em instituições superiores”, ressaltou a professora.
A prova da OBMEP é dividida em três níveis: Nível 1, sextos e sétimos anos; Nível 2, oitavos e nonos anos; e Nível 3, Ensino Médio. São 20 questões nesta primeira fase, distribuídas entre objetivas e de raciocínio lógico.
Constância
A Integração do Colégio Machado de Assis junto a programas nacionais é constante. Neste ano de 2025, os alunos do colégio já participaram das Olimpíadas Canguru e das Olimpíadas SAS.
O que é a OBMEP?
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e promovido com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
– Estimular e promover o estudo da Matemática;
– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.