BNCC computacional na educação infantil: preparando crianças para o futuro digital

Imagine um mundo onde as crianças, desde os primeiros passos, são conduzidas por uma jornada de descobertas e aprendizados que as prepara para dominar o futuro digital com maestria. Bem-vindo ao universo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC computacional, onde a tecnologia se entrelaça com o brilho dos olhos curiosos das nossas crianças.

Neste contexto, a tecnologia é mais do que uma ferramenta; é um portal para um mundo de possibilidades infinitas. Desde os primeiros toques em tablets e computadores, até os sorrisos radiantes ao verem seus próprios “robôs” ganharem vida, a BNCC Computacional na educação infantil é a varinha mágica que transforma sonhos em realidade!

Mas, o que é a BNCC Computacional na Educação Infantil?

Na educação infantil, a BNCC visa promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando diversos aspectos de seu crescimento, incluindo físico, emocional, social, linguístico e cognitivo.

Dessa forma, a BNCC computacional na educação infantil tem como propósito introduzir conceitos relacionados à tecnologia e à computação desde os primeiros anos de vida.

Seus objetivos incluem familiarizar as crianças com o uso básico de dispositivos digitais, como tablets e computadores, além de promover a compreensão dos princípios fundamentais por trás de sua operação.

A BNCC Computacional busca estimular o desenvolvimento do pensamento computacional nas crianças, isso envolve a capacidade de resolver problemas de forma lógica, pensar de maneira algorítmica e compreender os conceitos básicos de programação. Essas habilidades são fundamentais em um mundo cada vez mais digitalizado, onde a tecnologia desempenha um papel significativo em todos os aspectos da vida cotidiana.

A integração da BNCC Computacional ao desenvolvimento infantil ocorre por meio de atividades práticas e lúdicas. Jogos, brincadeiras e projetos tecnológicos estimulam a curiosidade, a criatividade e a colaboração das crianças, ensinando o uso responsável de dispositivos digitais e desenvolvendo habilidades essenciais para o século XXI.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC Computacional na educação infantil é uma iniciativa essencial para “equipar” as crianças com as competências e habilidades necessárias em um mundo cada vez mais digitalizado. Esta abordagem busca não apenas familiarizar-las com a tecnologia, mas também desenvolver um conjunto de habilidades fundamentais para sua participação no mundo contemporâneo.

Dentre essas competências, destaca-se o pensamento computacional. Dessa forma, esta habilidade prepara as crianças para analisar problemas de maneira lógica, dividindo-os em partes menores e identificando padrões para encontrar soluções eficazes.

A resolução de problemas encoraja as crianças a enfrentar desafios com criatividade e persistência, cultivando a mentalidade de aprendizado contínuo por meio da experimentação e do erro.

Paralelamente, a criatividade digital é estimulada, proporcionando às crianças oportunidades para expressarem suas ideias de forma original utilizando ferramentas e recursos digitais. Incentivando a inovação e o pensamento criativo e também fomentando a expressão artística.

A BNCC Computacional prioriza a segurança na internet, preparando as crianças com conhecimentos e habilidades para “navegarem” online de maneira segura e responsável. Incluindo a compreensão dos riscos associados ao uso da internet, a proteção de informações pessoais e a identificação de conteúdo inadequado.

Ética digital é o componente central, enfatizando a importância do respeito à privacidade, aos direitos autorais e à conduta ética online. Estas competências formam crianças digitais responsáveis e conscientes, preparadas para participar com ética de um mundo digital em constante evolução.

E como ensinar essas competências e habilidades? Quais metodologias de ensino usar?

Ensinar competências computacionais para crianças na educação infantil requer abordagens pedagógicas criativas que cativem a curiosidade e o interesse dos pequenos. Métodos como aprendizado por meio do jogo, atividades práticas, projetos interdisciplinares e o uso de ferramentas educacionais digitais têm se mostrado altamente eficazes nesse sentido.

O aprendizado por meio do jogo é uma metodologia especialmente adequada para crianças na Educação Infantil, pois combina diversão e aprendizado de forma integrada. Dessa forma, jogos educacionais podem introduzir conceitos básicos de programação, resolução de problemas e pensamento lógico, proporcionando um ambiente envolvente e interativo para a aprendizagem.

Professora da educação infantil digitando em notebook.

Atividades práticas também desempenham um papel crucial no ensino de competências computacionais na educação infantil. Oficinas de robótica, por exemplo, permitem que as crianças experimentem na prática os princípios da programação e da engenharia, construindo e programando robôs simples. Promovendo o trabalho em equipe e a criatividade.

Projetos interdisciplinares são outra forma de ensinar essas competências. Integrar conceitos de tecnologia da informação com outras áreas do conhecimento, como matemática, ciências e artes, amplia o contexto de aprendizagem, aumenta o repertório e demonstra a relevância prática dessas habilidades.

Além disso, o uso de ferramentas educacionais digitais é também fundamental para enriquecer o ensino de competências computacionais na educação infantil. Aplicativos e softwares educacionais projetados especificamente para crianças oferecem atividades interativas e recursos adaptados às suas necessidades de desenvolvimento.

Essas ferramentas podem incluir tutoriais passo a passo, jogos educativos e exercícios práticos que ajudam as crianças a explorar e experimentar os conceitos de forma autônoma.

Ao adotar uma abordagem diversificada e centrada no aluno, os educadores podem inspirar uma nova geração de pensadores criativos e habilidosos no uso da tecnologia.

Benefícios da BNCC Computacional na Educação Infantil

A integração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computacional na educação infantil traz uma série de benefícios significativos que impactam diretamente o desenvolvimento das crianças e sua preparação para o futuro.

Ao introduzir competências computacionais desde os primeiros anos de vida, facilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais. O pensamento computacional, por exemplo, promove a capacidade de resolver problemas de forma estruturada, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade das crianças.

Dessa forma, o uso de ferramentas digitais e a compreensão dos princípios básicos da tecnologia ajudam a fortalecer habilidades como a concentração, o pensamento crítico e a resolução de desafios complexos.

Acredito que a BNCC Computacional na educação infantil prepara as crianças para o futuro, onde as habilidades tecnológicas são cada vez mais valorizadas. Portanto, adquirir conhecimentos em programação, robótica, pensamento computacional e uso responsável da tecnologia desde cedo, as crianças se tornam mais preparadas para os desafios de uma sociedade digitalizada.

A BNCC Computacional promove a inclusão digital, garantindo que todas as crianças tenham acesso igualitário às habilidades e conhecimentos necessários para prosperar na era digital. Por isso, ao proporcionar oportunidades para que todas as crianças desenvolvam competências tecnológicas, a BNCC contribui para reduzir as disparidades digitais e promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

E talvez a principal importância da BNCC Computacional seja empoderar os alunos, capacitando-os a se tornarem criadores e solucionadores de problemas em um mundo digital. Incentivando crianças a serem criativas e críticas no uso da tecnologia desenvolve autogestão, colaboração e comunicação, habilidades essenciais para o sucesso na sociedade atual.

Desafios e Possíveis Soluções

Sendo assim, a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computacional na educação infantil traz consigo uma série de desafios que podem impactar seu sucesso. Um dos desafios principais é a falta de formação dos professores.

Esse é um obstáculo significativo, muitos educadores não se sentem confortáveis ou preparados para ensinar competências computacionais às crianças. O SAS Educação oferece capacitação abrangente para professores, fornecendo conhecimentos e habilidades necessárias para implementar a BNCC Computacional nas salas de aula.

Esses programas podem incluir workshops, cursos online, mentorias e recursos educacionais específicos para capacitar os professores a integrar conceitos de tecnologia e computação em suas práticas pedagógicas.

Fonte: https://blog.saseducacao.com.br/bncc-computacional-educacao-infantil/
Por: Erika Cardoso

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