Muitas pessoas encontram dificuldades em estudar para provas e memorizar o conteúdo estudado de forma eficiente, seja no colégio, na universidade e até mesmo para vestibulares e concursos públicos. Esse problema pode ser facilmente resolvido com a utilização de técnicas de memorização, que servem para assimilar e absorver o conteúdo das disciplinas estudadas.
Uma rotina de estudos cansativa não é a melhor forma para conseguir fixar o conteúdo, já que não é a quantidade de estudo que conta, mas sim a qualidade. Ou seja, é melhor estudar cerca de 1 hora por dia de forma eficiente, do que estudar o dia inteiro e não conseguir absorver nada. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como conseguir memorizar o conteúdo estudado. Confira:
1 – Estabeleça uma rotina
Planejar a rotina de estudos é uma das melhores ferramentas para organizar o conteúdo a ser estudado. Tente começar a estudar todos os dias no mesmo horário, isso permitirá que o seu corpo se acostume com os horários e esteja sempre mais concentrado nesses momentos. Manter a dedicação nos estudos certamente trará bons resultados no futuro.
2 – Leia em voz alta
Falar o conteúdo em voz alta permite que o cérebro saia da inércia da leitura e processe as informações estudadas para transformá-las em conhecimento. É, basicamente, praticar a auto explicação, que não é apenas ler em voz alta, é explicar para si mesmo como se fosse para outra pessoa. Se você tiver a oportunidade de estudar com alguém, tente explicar o conteúdo para ela, assim o benefício será ainda maior.
3 – Teste prático
Realizar testes práticos sobre a disciplina é uma das melhores formas de aprendizagem. Se for para vestibulares e concursos públicos, a dica é procurar as provas anteriores e realizar o simulado. Essa técnica funciona, também, para estudantes em colégios e faculdades, que podem disponibilizar nas bibliotecas as provas dos anos anteriores daquela disciplina. É uma boa forma de saber que tipo de questão poderá encontrar na prova.
4 – Faça resumos
Escrever é uma das melhores formas de memorizar conteúdos nos estudos. Fazer resumos permite o processamento das informações no cérebro, já que é preciso elaborar uma simplificação do conteúdo. Funciona assim: você aprende primeiro, gera o conhecimento sobre o assunto e o transfere para outro meio.
5 – Siglas e Acrônimos
As siglas e os acrônimos (palavra formada através da junção de letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras) podem ser utilizados para memorizar assuntos que não exigem apenas o entendimento do assunto, mas também uma decoreba básica.
Exemplo: Quem são os países em crise na Europa? Os PIIGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha – escritas em inglês). Esse é um acrônimo. Já UE é uma sigla que faz menção à União Europeia.
Fonte: educamaisbrasil.com.br