Ao longo desses dias o Colégio Machado de Assis de Picos está promovendo atividades alusivas a Semana da Pátria, cuja culminância se dá no dia 7 de Setembro (feriado que este ano caiu no sábado). Entre a segunda e a sexta-feira o colégio trabalha de forma lúdica com os seus alunos temas relacionados ao Brasil, tendo em vista que esta é uma das datas mais importantes do calendário brasileiro.
Foi no 7 de Setembro que o Brasil se tornou oficialmente uma nação soberana e independente, livrando-se do domínio português. Ao logo dos seus 202 anos de história como país, o Brasil enfrentou e enfrenta muitas dificuldades ao passo em que se coloca como uma nação extremamente relevante no mundo, rica em recursos naturais e cujo povo apresenta crescentes potencialidades em seguimentos vadiados, da educação ao esporte.
De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental I – 2° ao 5° ano – da unidade do Colégio Machado do bairro Canto da Várzea Elenilde, a temática do 7 de Setembro é trabalhada de diversas formas para que o alunado desde cedo aprenda os significados do país.
“O Colégio trabalha todo o contexto histórico, celebramos a identidade nacional através do Hino da Independência que é cantado durante a semana que antecede a data, além da participação ativa dos alunos e professores com atividades práticas e lúdicos que simbolizam o 7 de Setembro”, relembrou.
O Hino da Independência é cantado antes dos alunos entrarem para a sala de aula; essa atividade desperta neles um sentimento de brasilidade e pertencimento.
Outras atividades relacionadas a data também são desenvolvidas pelos estudantes sobre a orientação dos professores. “Eles realizam pintura fácil de representação das cores da bandeira, corte e colagem, confecção de cartazes”, explicou Elenilde.
Desde cedo o Colégio Machado de Assis procura instruir os alunos sobre a história e o presente do Brasil e também a consciência para que no futuro eles também contribuam para o crescimento do país.