O Colégio Machado de Assis de Picos tem grande preocupação com a entrada das crianças no mundo da educação, por isso ele trata a Educação Infantil com grande cuidado. Ao chegarem à escola, as crianças passam por um processo de adaptação; inicialmente os pequenos alunos saem mais cedo para as suas casas e vão permanecendo mais tempo na escola gradualmente.
A coordenadora da Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental I da unidade Junco do Colégio Machado de Assis, professora Beatriz de Moura Vieira, informou que esse processo de adaptação das crianças se estende pelas duas semanas iniciais de aula.
“A gente trabalha com esse processo de adaptação, quando elas saem mais cedo, a partir daí vamos prolongando o dia a dia deles na escola, isso para o Infantil II e III, para as crianças do IV, V e 1° ano, os alunos já saem no horário normal”, explicou.
Beatriz informou que são realizadas reuniões com os pais – antes do início das aulas e duas semanas depois. “Antes foi para preparar as famílias para que esse processo seja tranquilo e após o início é para ter um retorno sobre como foi esse processo e poder inovar cada vez mais”, ressaltou.
Projetos
Para este ano de 2025, assim como em todos os anos, serão desenvolvidos projetos educacionais com a Educação Infantil dinamizando o ensino-aprendizagem.
“Uma variedade de atividades que estão de acordo com a faixa etária das crianças e que só tem a acrescentar na vida delas”, declarou.
O Colégio Machado de Assis trata a Educação Infantil como algo primordial na vida da criança, pois é o período onde ela terá o primeiro contato com a escola e será a base para os anos escolares seguintes.
“O brincar é a principal forma de aprendizagem na infância, desenvolve a criatividade, as relações sociais e a autonomia. As interações com as outras crianças e adultos ampliam a comunicação, a empatia e o respeito. Explorar o ambiente é essencial para a construção do conhecimento na educação infantil”, explicou Beatriz.