Inteligência artificial na educação: exemplos, impactos e oportunidades

A inteligência artificial na educação é uma realidade, considerando que 7 em cada 10 alunos brasileiros já utilizaram IA para aprender.

São números que surpreendem até certo ponto, tendo em vista que o uso da IA em massa é relativamente recente.

Os avanços estão sendo tão rápidos que, inclusive, suscitam preocupações de ordem ética e moral, como destaca o pesquisador Paulo Boa Sorte, em artigo para o site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Tudo indica que a inteligência artificial na educação veio para ficar, mas será que estamos preparados para ela?

Chegará um dia que a IA na educação vai substituir os professores ou isso não passa de ficção científica?

Perguntas difíceis de responder e que só evidenciam o quão necessário é o debate.

Comece lendo para entender melhor o cenário atual e tendências futuras.

Exemplos De Inteligência Artificial Na Educação

Inteligência artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e programas de computador capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.

No caso da inteligência artificial na educação, o que se busca é facilitar os processos pedagógicos, otimizando o uso do tempo e dos recursos pelos seus profissionais.

Nos Estados Unidos, por exemplo, 90% dos estudantes já acham que estudar com o Chat GPT é melhor do que com um tutor.

Essa é apenas uma entre tantas soluções em IA aplicadas ao segmento pedagógico.

Veremos outras na sequência.

Metaverso

O metaverso é um ambiente virtual tridimensional em constante expansão.

Os educadores podem criar experiências imersivas e interativas, que vão além das limitações do ensino tradicional.

Os alunos podem explorar simulações, museus virtuais e ambientes educacionais em 3D, tornando o processo de aprendizagem ainda mais envolvente e inovador.

Além disso, o metaverso traz a oportunidade de interação social, sempre útil para o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

Plataformas Adaptativas Na Educação

Plataformas adaptativas utilizam a inteligência artificial na educação para personalizar o aprendizado dos alunos.

Elas analisam o desempenho e as preferências de cada aluno, gerando conteúdo e atividades sob medida.

Essa personalização permite que os alunos progridam em seu próprio ritmo, focando nas áreas em que precisam de mais apoio, tornando o ensino mais flexível.

Imagine um aluno que está estudando matemática usando uma plataforma adaptativa.

O sistema observa seu desempenho em diferentes tópicos e identifica que ele está tendo dificuldades em frações, por exemplo.

Em vez de prosseguir com novo conteúdo, a plataforma se adapta, gerando atividades e explicações específicas sobre frações, até que o aluno mostre que assimilou a matéria.

Chatbots Interativos

Executivo acessando um chatbot, um avanço da IA aplicável na educação
Chatbots interativos funcionam como assistentes virtuais que podem auxiliar na educação do aluno
Assim como já se faz no atendimento ao cliente pela web, os chatbots interativos funcionam como assistentes virtuais que podem responder a perguntas dos alunos de forma instantânea.

Eles operam como um suporte em IA na educação, tirando dúvidas e orientando os alunos durante as lições.

Podem ser incorporados em portais de estudantes para prestar informações acadêmicas e orientações personalizadas.

Como resultado, a experiência dos alunos melhora, sem contar a redução na carga de trabalho dos professores.

Suporte À Educação Infantil

A inteligência artificial na educação infantil pode ser usada para criar jogos e aplicativos interativos que estimulam o aprendizado desde a infância.

Os professores podem utilizar essas tecnologias para criar experiências de aprendizado lúdicas e personalizadas, ajudando as crianças a desenvolver habilidades acadêmicas fundamentais.

Uma criança de seis anos que esteja aprendendo a ler, por exemplo, pode usar aplicativos interativos que apresentam histórias animadas, jogos e desafios de leitura.

O aplicativo pode, nesse caso, adaptar o nível de dificuldade à medida que a criança progride, tornando o aprendizado divertido e incentivando o desenvolvimento de habilidades de leitura.

Learning Analytics

Learning Analytics é uma aplicação da inteligência artificial em que computadores realizam a coleta, análise e interpretação de dados relacionados ao desempenho dos
alunos e seu comportamento de aprendizado.

Esses dados podem ser relacionados à participação em aulas, resultados de avaliações e interações em ambientes de aprendizado digital, entre outras situações.

O objetivo é prover os educadores com informações para entender o progresso dos alunos e fazer intervenções direcionadas.

Realidade Aumentada Na Educação

Os processos pedagógicos não podem se restringir ao ambiente escolar, até porque uma das funções das escolas é preparar para o mercado de trabalho.

Nesse aspecto, a Realidade Aumentada (RA) é outra solução em inteligência artificial na educação.

Ela enriquece o ambiente de aprendizado ao sobrepor elementos digitais ao mundo real, por meio de dispositivos como smartphones ou óculos de RA.

Nas aulas, a RA pode ser usada para criar experiências imersivas, onde os alunos interagem com objetos virtuais em seu ambiente físico.

Aprendizado De Máquina Na Avaliação De Desempenho

Um dos desafios de sempre na área pedagógica é encontrar formatos de avaliação que realmente comprovem a competência dos alunos.

O Aprendizado de Máquina, ou Machine Learning, é uma solução versátil nesse sentido, que pode ser aplicada na avaliação de desempenho dos alunos de diversas maneiras.

Ele permite a análise de grandes conjuntos de dados para identificar padrões de desempenho e personalizar avaliações de acordo com o progresso individual, por meio de testes adaptativos, que as perguntas se ajustam com base nas respostas anteriores do aluno.

Fonte: fia.com.br/blog/inteligencia-artificial-na-educacao/

Olimpíadas de Matemática: Colégio Machado de Assis de Picos dobra número de alunos medalhistas em 2024
Colégio Machado de Assis de Picos abre matrículas para III Colônia de Férias no dia 17
Menu