Nesta sexta-feira, 21 de junho, homenageia-se o maior escritor da literatura brasileira Joaquim Maria Machado de Assis. A data marca o seu nascimento, ocorrido no ano de 1839. A respeito desse autor, o professor de literatura do Colégio Machado de Assis de Picos, Patrick Lustosa, é categórico: “Machado de Assis é um escritor completo”. O professor se baseia na vasta obra do escritor que compreende contos, crônicas, teatro, poesias, romances.
Patrick Lustosa também se ampara no fato de que Machado de Assis é o único escritor brasileiro cujas obras abrangem dois períodos literários: o Romantismo e o Realismo. Dentre os principais livros do autor brasileiro, o professor destaca: Brás Cubas – que marca o início do Realismo no Brasil no ano de 1881 -, Dom Casmurro e Quincas Borba.
Patrick Lustosa ressalta que Machado de Assis está entre os dez escritores mais citados anualmente no ENEM. “Todos os anos ele é citado, diretamente ou indiretamente; o vestibulando que se prepara pensando em realizar o ENEM, é sempre bom ler Machado de Assis”, comentou.
Recomendação
Para quem quer começar a ler Machado de Assis, o professor explica que não recomenda um livro especificamente, mas nas suas aulas apresenta Machado de Assis para os alunos primeiramente pelos contos. “O conto é uma narrativa curta, e dentre os principais contos de Machado de Assis, podemos citar: A Cartomante, O enfermeiro; então o leitor já pode começar a observar a essência da obra deste autor”, comentou.
Reconhecimento
Sobre o reconhecimento de Machado de Assis na atualidade, Patrick considera apagado, apesar de todo o legado deixado pelo autor. Além das obras, ele também fundou a Academia Brasileira de Letras (ABL). “Os jovens desconhecem a importância desse escritor; mas a biografia dele é uma das melhores que já estudei”, declarou.
O professor Patrick diz que não tem um livro preferido de Machado de Assis, pois relê as obras dele com frequência. “Os textos de Machado de Assis nos preparam para o futuro”, frisou.