Projeto de leitura do Colégio Machado de Assis trabalha a formação de cidadãos críticos e conscientes

A formação de um cidadão crítico, consciente e conhecedor da realidade onde está inserido perpassa pelo hábito da leitura. Pensando dessa forma, o Colégio Machado de Assis desenvolve durante todo o ano o projeto “Paixão de Ler”, que é trabalhado com os alunos da Educação Infantil, oportunidade em que são promovidas uma série de atividades.

A preocupação com a formação de cidadãos conscientes começa cedo no Colégio Machado. De acordo com a coordenadora da Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental I do Colégio Machado de Assis, professora Beatriz de Moura Vieira, as apresentações do projeto acontecem toda segunda-feira e são bastante diversificadas:

  • Dramatizações no pátio, como teatros, musicais, contações com recursos;
  • Rodas de leitura, com o recurso “livro”, em sala de aula;
  • Vídeos com a ilustração da história, com TV, em sala de aula;
  • História enviadas para casa na sexta-feira;
  • Produções de arte;
  • Confecção de cartazes;
  • Varal de leitura;
  • Entre outros.

Preparação

Para a realização das atividades, a coordenadora Beatriz de Moura salienta que os espaços onde as atividades vão acontecer são preparados previamente. “Para esses momentos acontecerem de forma significativa e aconchegante para as crianças, são preparados os espaços e momentos, previamente com uma decoração, a fim de que saibam o que irá acontecer. Trabalhando assim o desenvolvimento integral da capacidade de concentração, leitura, escrita, oratória e pensamento crítico”, explicou.

Beatriz salienta que a escola e as famílias propiciam às crianças momentos que possibilitam o despertar da consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

Importância

Beatriz salientou que o projeto “Paixão de Ler” busca desenvolver o hábito da leitura nas crianças e a busca pelo novo, “preparando os educandos para que sejam pensantes e não meros transmissores de ideias já existentes”.

A coordenadora destaca que o projeto favorece o processo ensino-aprendizagem, uma vez que propõe a colaboração para o estímulo da leitura e, “consequentemente, melhora o desempenho (rendimento) dos alunos, já que a leitura está inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos educandos.”

Através do projeto, o educando tem a dimensão do universo que lhe será aberto através do hábito da leitura. “O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realizações. Do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, será quase impossível escrever a sua própria história”, relatou a coordenadora Beatriz.

Colégio Machado de Assis desenvolve projeto “Picos Terra Querida”
Alunos do 3º ano do Colégio Machado de Assis Internacional fazem visita à Prefeitura Municipal de Picos
Menu