Redação do ENEM 2024: alunos do Colégio Machado de Assis estudaram temática ao longo do ano

Os alunos do Colégio Machado de Assis de Picos chegaram preparados no primeiro dia de provas do ENEM 2024, ocorrido no último domingo (03). Além do conhecimento referente às questões objetivas, eles estavam aptos a desenvolver a temática cobrada na redação deste ano: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

O professor de Redação do Colégio Machado de Assis, Erismar Veloso, afirmou que o tema do exame foi melhor do que o esperado por ter sido bastante estudado em sala de aula

“Abordei, em várias aulas, a questão da importância da valorização da cultura material e imaterial, além de cobrar redações no eixo cultura que envolviam: religiões de matrizes africanas, cotas étnico raciais, racismo estrutural e várias outras vertentes que abraçam o recorte da herança africana na construção da nossa própria cultura afro-brasileira, perpassando por revisões que abordavam desde a colonização até os dias atuais, com pontos que foram e vem sendo superados e outros que permanecem na invisibilidade ou sofrendo discriminação”, relatou o professor.

Erismar Veloso afirmou que ao longo das aulas e oficinas de redação, foram abordos o legado histórico da população afrobrasileira, o racismo estrutural, a ignorância social e a deficiência escolar. Todos bem pertinentes ao tema”, declarou.

Autores

O professor destaca que autores extremamente importantes na história do Brasil também foram muito debatidos em sala de aula. “Falamos sobre Sérgio Buarque de Holanda, Djamila Ribeiro, Castro Alves, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, entre outros. Repertórios excelentes para a construção do tema cobrado”, explicou.

Prof. Erismar e alunos

Sem surpresas

Ante o desenvolvimento das aulas e debates em torno dos assuntos mais atuais da sociedade brasileira, os alunos do Colégio Machado desenvolveram a redação com tranquilidade. “Então, meus alunos não ficaram surpresos com a prova, mas, sim, com o quanto nossas discussões foram importantes para que eles tivessem confiança. Então, a grande maioria está bem tranquila e confiante de que fez um excelente texto. Já estou na expectativa”, frisou.

Crescimento

A cada ano o desempenho dos alunos do Colégio Machado de Assis cresce, tanto na quantidade de estudantes que ultrapassam os 900 pontos na redação do ENEM e chegam perto dos 1000 pontos, quanto nas aprovações que se somam ao longo dos meses subsequentes ao exame. Até o momento, já foram mais de 100 aprovações para Medicina.

Tradição: Colégio Machado de Assis apoia alunos nos dias de provas do ENEM
Colégio Machado de Assis: aulas de revisão para o segundo dia de provas do ENEM seguem ao longo desta semana
Menu