Rubens Leal: “A História é fundamental para tornar o aluno um ser social”

Formado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com especialização em Ensino de História e Geografia pela UPE, o professor Rubens Leal leciona há quatros no Colégio Machado de Assis de Picos. Ele exerce a docência desde 2001, sendo um professor bastante conhecido em todo o Piauí.

O professor explicou que em sala de aula procura trazer a História para o presente, com o fim de que os alunos aprendam o conteúdo. “Procuro mostrar pra eles que a História é fundamental para tornar o aluno um ser social, ele não apenas aprende, ele é um ser participativo; eu procuro fazer uma ponte”, explicou.

Dessa forma, Rubens salientou que traz a história para o cotidiano, utilizando-se de exemplos da atualidade. “O aluno se deixa envolver, porque quando uma aula é bem produzida, bem ministrada, o aluno é parte integrante e a aula passa até mais rápido”, frisou.

Questões

Quando o assunto é o ENEM e os vestibulares das universidades que ainda os cobram, Rubens informa que esses testes pedem principalmente conteúdos como: Guerra Fria; I e II Guerras Mundiais; Era Vargas; Regime Militar; Nova República. “Então, tanto História Geral como Brasil, século XX, e essa transição para o século XXI, são temas muito cobrados”, explicou.

A geopolítica está sempre muito presente no ENEM quando o assunto é História Geral.

Datas

Sobre a importância das datas históricas, Rubens explica que atualmente ela serve para que o estudante se situe sobre o momento analisado, mas os diversos concursos não as cobram mais. “A data tem um caráter secundário; essa questão da data decoreba, não existe mais; o que se exige mais é que você associe seu conhecimento com a interpretação do texto e da charge”, comentou.

José Ricardo: o Colégio Machado de Assis de Picos como base para a AMAN
Professor Giancarlo de Lima destaca dinamismo no ensino da Gramática no Colégio Machado de Assis de Picos
Menu