A culminância do projeto “Picos Terra Querida” aconteceu em dois dias, no sábado (28) foram apresentados os stands, que representaram as apresentações do primeiro dia. A primeira noite foi voltada para os pais e a segunda foi aberta à sociedade picoense.
Os stands foram divididos em sala e separado por equipe do ensino fundamental I – 2° ao 5° ano , cada sala representava um local: 3° BEC, Mel Wenzel, UFPI, Faculdade R.Sá, 1° Igreja Batista de Picos, Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, Feira livre, Câmara Municipal, Prefeitura de Picos, Museu Ozildo Albano de Sousa, TV Picos e TV Cidade Verde.
Katielma Lopes, mãe de uma das crianças que realizou o projeto, destaca a importância da família e do projeto.
“Sou mãe atípica, ele tem TEA, e a importância deu estar aqui é pro desenvolvimento dele, o Samuel ele é uma criança que não gosta de se comunicar muito com outras crianças e essa semana foi de extrema importância pra ele porque ele se desenvolveu e interagiu mais, chegou em casa comentando sobre as visitas locais, pra ele é um mundo novo, ele ficou responsável pela Faculdade R.Sá e na parte de fisioterapia, pensando nele eu trouxe uma bola, que também auxilia na questão sensorial, a escola tá de parabéns por esse projeto de extrema importância na área de educação e desenvolvimento das crianças”, acrescentou Katielma, mãe de aluno.
Mônica Cristiane, mãe de um dos alunos do projeto, também falou sobre a importância para além da sala de aula.
“Esse projeto é de suma importância, não só para as crianças, mas também para toda a sociedade que está visitando, é uma forma de trazer o resgate histórico e cultural da cidade, porque nem todas as pessoas que residem no nosso município conhecem a nossa história, e as crianças pegando todo o embasamento além de trazer mais conhecimento enfoca também toda a parte cultural histórico cidade, não só para as crianças mas também para nós pais que participamos da montagem do projeto” concluiu Mônica, mãe de aluno.
O projeto “Picos Terra Querida” é importante por incentivar nas crianças o conhecimento da história, cultura e identidade local, promovendo o sentimento de pertencimento e valorização da cidade. Além disso, através de atividades práticas e culturais, ajuda a formar cidadãos mais conscientes e engajados com o patrimônio da região.