“Setembro Amarelo”: Colégio Machado de Assis desenvolve atividades alusivas a valorização da vida

O Colégio Machado de Assis de Picos desenvolverá ao longo deste mês uma programação alusiva ao “Setembro Amarelo” – temática extremamente delicada, que exige muito cuidado ao ser abordada e cujo debate é cada vez mais necessário na nossa sociedade. Pelo Brasil inteiro, diversas instituições educacionais e de saúde se preocupam em debater a valorização da vida e de como é importante buscar ajuda profissional.

O Colégio Machado dispõe dos serviços da psicóloga educacional Jaíra Pacheco, que trabalha questões escolares de ensino-aprendizagem . Ela explica que a temática “Setembro Amarelo” é abordada de formas diferentes, de acordo com a série e a idade dos alunos.

A psicóloga explicou que a temática do “Setembro Amarelo” é extremamente ampla, então ela conversa com as coordenadoras e professores sobre a melhor forma de abordar o assunto. “Eu entro em sala fazendo algumas falas e reflexões sobre temáticas referentes a valorização da vida, o cuidado, o respeito, a gratidão, cuidado com o outro”, explicou.

Também são desenvolvidas dinâmicas com os alunos do Ensino Fundamental II dinâmicas para trabalhar sobre o “Setembro Amarelo”.

Ensino Médio

Os alunos do 1° e 2° do Ensino Médio do Colégio Machado de Assis de Picos assistem aulas de uma disciplina chamada “Projeto de Vida”, através da qual eles desenvolvem atividades sobre o planejamento das vidas.

Relacionado ao “Setembro Amarelo”, os alunos desta disciplina estão recebendo aulas sobre a temática através de atividades lúdicas como o desenhos em cartolinas e também perspectivas mais sociais e abrangentes verificadas na sociedade brasileira.

A psicóloga Jaíra também informou que foram confeccionados marca-páginas e cartões que falam sobre cuidado, a serem distribuídos entre os estudantes.

História: professores do Colégio Machado de Assis trabalham luta do Brasil pela independência
Colégio Machado de Assis desenvolve projeto “Picos Terra Querida”
Menu