Uso do celular em sala de aula: o que fazer?

Cada vez mais a tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e na escola não é diferente. Nesse contexto, o uso do celular em sala de aula é uma questão debatida há vários anos e que vem sendo muito discutida nos últimos tempos.

Mas afinal, o uso do celular na escola é benéfico ou prejudicial para os alunos? Ele pode realmente ser um aliado do ensino ou é o vilão de toda a história?

Pode usar o celular dentro da sala de aula?

A resposta é sim e não.

No Brasil, várias escolas públicas e particulares vêm restringindo total ou parcialmente o uso do celular em sala de aula e até mesmo durante os intervalos, seguindo uma tendência que já foi aplicada em diversos países, como Canadá e Estados Unidos.

Desde agosto de 2023, a prefeitura do Rio de Janeiro publicou um decreto que proíbe a utilização dos celulares pelos alunos de escolas municipais dentro da sala de aula. Já em São Paulo, diversas escolas particulares estão adotando medidas para restringir o uso dos aparelhos.

Essas medidas restritivas ficaram mais relevantes após a publicação do Relatório de Monitoramento Global da Educação pela Unesco em 2023. O relatório intitulado “Tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?” divulgava que apenas um a cada quatro países possuía algum tipo de proibição quanto ao uso de telas no contexto escolar até meados de 2023.

Esse estudo da Unesco traz apontamentos sobre a tecnologia na educação com tópicos sobre ensino e aprendizagem, igualdade e inclusão, gestão educacional, professores, segurança e acesso de dados, entre tantos outros.

Alguns tópicos do documento apontam sobre uma relação negativa entre o uso da tecnologia e o desempenho dos estudantes, o que deixou muitas instituições ao redor do mundo em alerta.

Então até aqui a resposta é não, não pode usar o celular dentro da sala de aula. Entenda o porquê:

Quais são as consequências negativas de usar o celular em sala de aula?

Nos últimos anos, principalmente após a pandemia, muitas escolas viram crianças e jovens aumentarem o tempo de uso de dispositivos móveis dentro das instituições, o que pode ter chegado a um limite insustentável.

É com base nisso que muitos centros de ensino e estados estão à procura de uma solução e a mais imediata seria proibir o uso do celular na escola.

Dentre as desvantagens estão:

  • Os alunos podem se distrair com notificações e aplicativo
  • Alguns estudantes podem se sentir excluídos por terem acesso limitado a esses aparelhos
  • O celular pode se tornar uma ferramenta para a promoção de cyberbullying
  • Problemas de saúde, como distúrbios do sono, podem se desenvolver com a exposição excessiva às telas

Fonte: sponte.com.br

Dica de leituras para as férias com o professor Patrick Lustosa: livro “Iracema”
José Ricardo: o Colégio Machado de Assis de Picos como base para a AMAN
Menu