O colégio Machado de Assis, promoveu na noite da sexta-feira (27), a culminância do projeto “Picos Terra Querida”, na quadra poliesportiva da escola. O projeto foi desenvolvido com as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental I. Ao longo do mês de setembro os alunos visitaram pontos históricos e turísticos da cidade para conhecer mais sobre o local sobre meio ambiente, economia, política, religião e cultura.
Na noite da sexta-feira foram exibidas as seguintes atrações: peça teatral “as abelhas e a polinização”, coreografia “cidade elétrica”, apresentação de ballet, desfile dos produtos da região de Picos, apresentação do grupo de percussão origens e a apresentação da associação de capoeira educacional e desenvolvimento da arte e cultura ACEDAC.
Marcaram presença no evento o diretor da TV Picos, jornalista Jonas Rocha, a vice-diretora da Faculdade R.Sá, Roberta Mara de Deus Urtiga; o diretor da UFPI, Juscelino Francisco do Nascimento.
Antes das apresentações oficiais da noite foram entoados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Municipal de Picos. A banda do 3° Batalhão de Engenharia e Construção (3° BEC) também marcou presença no evento e foi parte das atrações.
O diretor Francisco Machado falou sobre a importância do projeto. “O projeto Picos Terra Querida, é um dos principais projetos que nós temos aqui na escola, é um projeto que envolve além de toda a equipe do colégio Machado de Assis, envolve também o aluno, as famílias, a sociedade, porque os alunos visitam vários locais, pontos importantes, empresas, igrejas, e revivem essa cultura e a cidade de Picos, valorizando a nossa terra e conhecendo as nossas origens, é um projeto que se destaca a cada ano se renova e que é muito importante para nossa escola e os nossos alunos”, declarou o diretor.
A coordenadora do ensino fundamental I – 2° ao 5° ano – da unidade do colégio do bairro Canto da Várzea, Elenilde Leal, explicou como o projeto é realizado.
“O projeto ele passa o ano inteiro sendo trabalhado, as crianças visitam esses espaços, conhecem todos os locais, o objetivo maior é fazer com que essa criança dê significado a cada ponto que existe na sua cidade, já é um projeto que acontece há cerca de 20 anos, e a cada ano ele vem ganhando uma nova roupagem e a gente tem a integração da família junto a escola, é 50% participação da família e 50% da escola, isso fortalece o vínculo entre família e escola, traz uma nova visão, para todas as famílias e crianças que participam do projeto, eles começam a enxergar Picos de uma outra forma”, concluiu a coordenadora.
A noite do dia 27 de setembro foi voltada para os pais dos alunos, ocasião em que foram realizadas uma série de apresentações, das 19h às 21h. Autoridades foram convidadas para o evento.